Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa > Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

por admin publicado 11/06/2018 12h01, última modificação 08/03/2019 15h14

Área (s) de Concentração: “Dinâmicas históricas e contemporâneas da diversidade sociocultural”

O curso propõe uma formação baseada no estudo das dinâmicas socioculturais que configuram a atual diversidade biológica e sociocultural da Amazônia numa perspectiva de longa duração. Analisa os padrões espaciais e temporais antrópicos relacionados à heterogeneidade dos atores sociais que os produzem e as funções dos complexos culturais no manejo e conhecimento da biodiversidade regional. O uso extensivo das coleções culturais, científicas e arquivísticas permitirá a identificação e análise de representações materiais e imateriais, resultantes de processos culturais e históricos, sejam antigos ou contemporâneos.

O programa de ensino abordará as formações socioculturais que se sucederam ao longo do tempo no processo de ocupação da região. Para isso, lançará mão de diferentes tradições de pesquisa existentes nas ciências humanas (antropologia, história, arqueologia, linguística e áreas correlatas), permitindo uma abordagem multifacetada e transdisciplinar do objeto. Essa abordagem proporcionará aos estudantes uma sólida formação, permitindo-lhes analisar com profundidade as transformações atuais do uso e manejo da terra e os processos socioculturais, econômicos e políticos do desenvolvimento regional.

Linha(s) de Pesquisa:

- Cultura e Patrimônio: Dedica-se aos estudos e levantamentos em coleções culturais e biológicas, e das releituras e novas formas de colecionamento e patrimonialização que ocorrem nos processos de musealização/tradução, agenciados pelos diversos sujeitos sociais neles envolvidos. Seus principais objetivos são a análise de patrimônios culturais, seus valores e sentidos, bem como da história do conhecimento científico sobre a região, dos espaços de circulação e das redes de compartilhamento de informação cultural/científica. Aborda formas de representação e tradução do conhecimento, a construção da memória social, as relações interculturais e as identidades sociais em associação com o colecionamento e o desenvolvimento de narrativas culturais e históricas.

- Povos Indígenas e Populações Tradicionais: Enfoques etnológicos, antropológicos, linguísticos, arqueológicos e históricos sobre conhecimentos, práticas e representações socioculturais de povos indígenas e populações tradicionais na Amazônia. Estuda línguas indígenas, produção de saberes locais, sistemas haliêuticos, considerando os ambientes/ecossistemas aquáticos, formas de organização social e política, cosmologia, cultura material e estética, teorias nativas, práticas rituais, sistemas agrícolas, sistemas de classificação de paisagens, e biodiversidade. Busca analisar também os processos intersocietários, políticos e econômicos que contribuem para as configurações socioculturais contemporâneas em diversos contextos da Amazônia.

- Socioecologia, diversidade cultural e ocupação territorial: Abordagens históricas e socioecológicas sobre o uso e manejo dos recursos naturais. Identifica e analisa a configuração sociocultural dos territórios e dos padrões resultantes da ação antrópica no meio ambiente. Analisa as dinâmicas socioeconômicas e ambientais envolvidas nos movimentos de população e suas trajetórias no manejo dos recursos naturais em diferentes escalas espaciais e temporais. Aborda modos de regulação ecológica e territorial próprios dos diversos coletivos sociais, suas relações com tecnologias sociais e suas implicações para as condições de vida na Amazônia e para as políticas públicas.