Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Ensino > Coleções Científicas e Laboratórios
conteúdo

Coleções Científicas e Laboratórios

por admin publicado 13/06/2018 10h06, última modificação 11/03/2019 11h09

O PPGDS conta com a disponibilidade das coleções científicas e laboratórios da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais aqui detalhados:

1-     Coleção Etnográfica:: está preservada e acondicionada na Reserva Técnica “Curt Nimuendajú”. São cerca de 14.500 testemunhos da cultura material de 120 povos indígenas da Pan-Amazônia. Outros remetem às técnicas pesqueiras tradicionais e a itens culturais específicos: as coleções dos maroon Saramaká do Suriname, e as de proveniência africana, do século XIX. Essas coleções constituem fonte de consulta para variados campos de estudos, especificamente da antropologia que trata da cultura material, da ergologia, de tecnologias tradicionais, de arte e estética, assim como traz significativo aporte aos estudos de etnologia indígena, etnohistória, etnobotânica e etnozoologia. Esta coleção possui  um laboratório de conservação e restauro e outro de documentação fotográfica. Associado à Coleção Etnográfica, em sala própria, funciona o Laboratório Acadêmico de Etnologia e História Indígena.

2-     A coleção arqueológica está preservada e acondicionada na Reserva Técnica “Mário Simões”, ampliada em 2018. Reúne cerca de 2 milhões de fragmentos e 120 mil objetos, resultantes de pesquisas, doações e coleções em regime de comodato. É formada na maioria por cerâmicas (vasilhas, urnas funerárias, estatuetas, etc.), contando também com artefatos líticos (pontas de flecha, lâminas de machado, muiraquitãs, etc.), faianças, vidros, metais e materiais osteológicos – ossos humanos e animais. Esta coleção possui 4 laboratórios para análise de material arqueológico, sendo um de restauração.

3-    Os itens da coleção de línguas indígenas estão preservados e acondicionados em uma Reserva Técnica ampliada em 2018. Começou a ser formada nos anos 1960 e recebeu investimentos recentes na criação de um acervo digital, formado por registros audiovisuais de falas, cantos e outras formas de expressão linguística dos povos indígenas da Amazônia. Contém mais de 20.000 itens referentes a 80 línguas/etnias indígenas, contendo gravações digitais organizadas seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico. Este acervo possui um laboratório de análise e documentação linguística, com 1 sala para o acervo físico (fitas e arquivos) e digital (servidor de armazenamento de dados); equipamentos audiovisuais para trabalho de campo, 2 salas com tratamento acústico para gravação de áudio e vídeo, ilha de edição computador de última geração e alto nível de processamento e tratamento audiovisuais.

4-    O Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos, criado em 2003, a partir dos resultados do Projeto "Recursos Naturais e Antropologia das Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas da Amazônia: Relações do Homem com o seu Meio Ambiente". Atua nas demandas ligadas às populações tradicionais dedicadas à pesca e como um núcleo de estudos e intercâmbios de pesquisa/difusão sobre o segmento pesqueiro.