Em um primeiro momento do Planejamento Estratégico, elaborado por ocasião do Seminário de Auto avaliação do PPGDS em novembro de 2024 (https://ppgds.museu-goeldi.br/auto-avaliacao), foram identificadas fragilidades e fortalezas. Assim, apresenta-se uma síntese de diagnóstico da atual situação de acordo com discussões recentes e experiências de docentes, discentes e egressos.

Fragilidades

  • Lançamento tardio de edital em alguns anos anteriores;
  • Até 2023, houve uma demora na definição de orientadores para os discentes;
  • Falta de orientação inicial sobre questões institucionais, referentes a recursos acadêmicos e, também, de ordem regimental.

Melhorias

  • Todos os itens que vinham sendo mitigados no âmbito da disciplina Seminário de Pesquisa com a apresentação do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) da CAPES, do Regimento Interno do PPGDS e de visitas orientadas às coleções científicas e documentais, foram resolvidos em 2025 com a realização de uma semana de acolhimento acadêmico;
  • A disponibilização de infraestrutura (espaço físico e outros materiais) também foi melhorada;
  • Ampliação de política afirmativa com a inclusão a partir de 2025 das seguintes categorias: pretos e pardos, povos indígenas e populações tradicionais para pessoas com deficiência e trans a partir de 2025.

Fortalezas

  • Seleção abrangente e acolhedora de formações diversas indicativas de multidisciplinaridade e também do alcance e da diversidade dentre os inscritos;.
  • Esforço de cooperação interinstitucional que permite a descentralização das etapas de seleção com alcance geográfico ampliado;
  • Quanto ao conteúdo programático, a oferta de disciplinas optativas foi diversa tanto em termos de temas como de abordagens teórico-metodológicas, mas ainda é preciso fazer a revisão do projeto pedagógico.
  • Eventos institucionais do MPEG, dentre os quais o Museu de Portas Abertas, que ocorre na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e a Feira de Ciências e as Olimpíadas de Caxiuanã, realizadas a partir da Estação Científica Ferreira Penna na Floresta Nacional de Caxiuanã;
  • Docentes que são pesquisadores produtivos e premiados;
  • Internacionalização e inserção local, regional, nacional.