Em um primeiro momento do Planejamento Estratégico, elaborado por ocasião do Seminário de Autoavaliação do PPGDS em novembro de 2024 <link>, foram identificadas fragilidades e fortalezas. Assim, apresenta-se uma síntese de diagnóstico da atual situação de acordo com discussões recentes e experiências de docentes, discentes e egressos.
Fragilidades
- Dentre as fragilidades consta o Lançamento tardio de edital de seleção em alguns anos anteriores, fato que vem sendo corrigido.; (resolvido em 2025);
- Observou-se ainda a dificuldade de captação de interessados na seleção e, uma vez concluída a seleção, constou Aa Até 2023, uma demora na definição de orientação; e também a
- Falta de orientação inicial sobre questões institucionais, referentes a recursos acadêmicos e, também, de ordem regimental.
Melhorias
- Todos os itens que vinham sendo mitigados no âmbito da disciplina Seminário de Pesquisa com a apresentação da APCN, do Regimento Interno e de visitas orientadas às coleções científicas e documentais, foram resolvidos em 2025 com a realização de uma semana de acolhimento acadêmico.
- A disponibilização de infraestrutura (espaço físico e outros materiais) também foi melhorada.
- Ampliação de falta de política afirmativa com a inclusão a partir de 2025 das seguintes categorias: abrangente vem sendo atendida com a revisão dos editais para atender tais demandas. A oferta de vagas foi estendida a pretos e pardos, povos indígenas e populações tradicionais para pessoas com deficiência e trans a partir de 2025. Resta, porém, a institucionalização de ações afirmativas no MPEG.
Fortalezas
- Seleção abrangente e acolhedora de formações diversas indicativas de multidisciplinaridade e também do alcance e da diversidade dentre os inscritos;.
- Esforço de cooperação interinstitucional que permite a descentralização das etapas de seleção com alcance geográfico ampliado;
- Quanto ao conteúdo programático, a oferta de disciplinas optativas foi diversa tanto em termos de temas como de abordagens teórico-metodológicas, mas ainda é preciso fazer a revisão do projeto pedagógico.